Cercada por águas calmas e dunas macias, a Avenida das Rendeiras, caminho para as praias Joaquina, Mole e Barra da Lagoa, costuma ser um dos pontos mais frequentados da cidade durante o verão, com diversos bares, restaurantes e pequenos hotéis. Com serviços de correio, banco, minimercados, lojas, marinas, postos de abastecimento e vida noturna agitada, a Lagoa da Conceição é hoje considerada um bairro autônomo.
Floripa oferece também mais de 30 trilhas, mapeadas pela prefeitura, com duração de caminhada inferior a um dia. A maioria tem belas praias como destino final. Para quem também aprecia turismo cultural, o centro histórico tem atrações marcantes, como o Largo da Alfândega e o Mercado Público, construções do século XIX. Valem a pena também as Fortalezas Portuguesas e o Engenho do Caminho dos Açores, o Palácio Cruz e Sousa e a Ponte Hercílio Luz."
"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
- flora, culinária, casario, passeios, compras, praias e bares.
 
- Praias. Florianópolis tem cem praias de todos os tipos, desde as de mar aberto, com grandes ondas ideiais para a prática do surfe, até as mais calmas. Algumas são famosas e muito procuradas, como Jurerê, Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha, Praia Brava, Ingleses e Santinho (norte da ilha); Moçambique, Barra da Lagoa, Mole e Joaquina (leste); Pântano do Sul, Campeche e Armação (sul).
 
- Trapiche de Canasvieiras.
 - Praias dos Ingleses, de Canasvieiras, Canajurê, Jurerê, Jurerê Internacional, Forte e Daniela.
 - Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim.
 - Baía dos Golfinhos.
 - Santo Antonio de Lisboa.
 - Povoado de Ribeirão da Ilha: Capela de Nossa Senhora da Lapa de Ribeirão, criação de ostras, Praia de Naufragados, Ilha de Araçatuba.
 - Lagoa da Conceição.
 - Praias da Lagoa: Mole e Joaquina."
 
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br - www.santur.sc.gov.br